Institucional

História

Diretoria Atual

Diretorias anteriores

Estatuto

Regime interno

História

A Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo – ACESP – foi fundada no dia 16 de dezembro de 2006, nas dependências da Associação Paulista de Medicina (APM), na Rua Brigadeiro Luis Antonio, 278, São Paulo, Capital, para ser a Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Coloproctolologia (SBCP). Nasceu da fusão do Departamento de Coloproctologia da APM, na época sob a responsabilidade do Dr. Sidney Roberto Nadal, e da Diretoria de Coloproctologia do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), dirigida pelo Dr. Carlos Walter Sobrado Jr.

A ACESP se destina a congregar médicos coloproctologistas do estado de São Paulo, interessados em fomentar o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da especialidade; emitir pareceres sobre questões atinentes à especialidade; representar os interesses científicos e profissionais de seus associados perante os poderes constituídos; promover atividades científicas de âmbito regional; e representar a especialidade junto à SBCP, à APM e ao Capítulo de São Paulo do CBC, mantendo-se filiada a todas.

A primeira Diretoria foi escolhida na reunião de fundação e composta pelos Drs. Sidney Roberto Nadal, Presidente; Dr. Carlos Walter Sobrado Jr, vice-Presidente, Dra. Margareth Rocha Fernandes, Secretária e Dra. Carmen Ruth Manzione, Diretora Científica. Sua principal responsabilidade foi criar, aprovar e registrar o Estatuto Social e oficializar a ACESP junto aos órgãos competentes, sem se descuidar da promoção de eventos científicos para reciclagem dos seus membros.

A segunda Diretoria (2009/2010) foi composta pelos Dr. Carlos Walter Sobrado Jr, Presidente; Dr. Silvio Augusto Ciquini, Vice-Presidente; Dr. Sarhan Sydney Saad, Secretário; Dr. Sidney Roberto Nadal, Tesoureiro, e Dr. Eduardo Carlos Grecco, Diretor Científico. Com base, e respeitando o Estatuto Social, também instalamos o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo.Temos desenvolvido reuniões científicas periódicas sobre temas da especialidade, num total de quatro por ano e organizamos os Cursos de Coloproctologia dos Congressos Paulistas de Cirurgia de 2008 e 2010 e o do Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2009, todos na cidade de São Paulo. A experiência adquirida nesses eventos nos estimulou a organizar o primeiro Congresso Paulista de Coloproctologia no ano de 2012.