Notícias

Nota de Falecimento

04/06/2019 - 20:45:00

Prezado Associado,

A Diretoria da ACESP através desta, comunica que esta semana a comunidade acadêmica mundial foi informada do falecimento do Dr. Henry Thomson Lynch, aos 91 anos, famoso pesquisador que deu nome à conhecida Síndrome de Lynch. Dr. Lynch era um ícone em nossa especialidade. Era chamado de “Pai da genética do câncer” e “Pai da detecção e prevenção do câncer hereditário”, devido a seu trabalho relacionado à caracterização da susceptibilidade genética ao câncer em populações de risco.

Foi o primeiro a postular e provar que alguns tipos de câncer poderiam ser geneticamente herdados em vez de gerados somente por fatores ambientais. Suas pesquisas em famílias de Nebraska em que existiam doentes jovens com câncer demonstrou que alguns tumores seguiam um padrão Mendeliano de transmissão, permitindo prover aos doentes e sua família programas de rastreamento diferentes da população geral.

Ao demonstrar que a condição conhecida como HNPCC também aumentava o risco de outros tumores (além do colorretal), essa síndrome é hoje referida apenas como Síndrome de Lynch. Esse trabalho investigativo seminal, que perdurou por décadas, assim como detalhes de sua vida pessoal, podem ser melhor conhecidos no site da SBCP no item Publicações / Grandes Nomes da Coloproctologia. Como Sociedade representativa da Especialidade, a SBCP não poderia deixar de render sua homenagem a esse médico e pesquisador que tanto contribuiu para o conhecimento de uma doença tão prevalente no mundo, responsável pela morte de tantos.

Prof. Henry Lynch, descanse em paz!

Seu nome está cravado na lista dos gigantes da especialidade, ao lado de William Ernest Miles, John Cedric Goligher, Alan Parks, Victor Fazio, Burril Bernard Crohn e outros.

Texto dos amigos Fabio Guilherme Campos e Carlos Augusto Martinez